top of page

A PRIMEIRA IMPRESSÃO X CONEXÃO

Uma das coisas que tenho pensado muito nesses últimos dias é sobre essa questão da imagem que precisa impressionar, que precisa ter impacto para você conseguir vender mais ou conseguir uma posição melhor no mercado de trabalho.


Ainda que a imagem comunica e ela é sim importante, a gente não pode esquecer que ela precisa gerar mais conexão do que simplesmente impressionar alguém.


Conversando com uma amiga esses dias, ela estava me falando sobre uma profissional que foi apresentada a ela, linda e impecável na sua imagem, porém ela não sentiu uma conexão, uma identificação a ponto de querer fazer uma collab.


E é esse ponto que o mercado vende hoje, o que as empresas buscam em profissionais, é essa tal da identificação.


Você não segue ninguém no Instagram que você não tenha identificação, você não frequenta lugares que você não se sinta confortável, você não compra de marcas que não tenha o seu estilo, que representa os seus valores.


Empresas hoje estão buscando profissionais que tenham valores coerentes da sua empresa, que vão possibilitar a humanização da marca.


E isso não significa que a imagem não é relevante, mas sim que ela precisa estar alinhada com o que você é e o que você representa.


Marcas hoje são extensões daquilo que somos, do que acreditamos, do lugares que vamos, isso é um universo de marca.


A sua roupa, a sua imagem, o seu corte de cabelo deve ser uma extensão daquilo que você é, claro que respeitando a sua imagem profissional, não sei rola ainda o nosso bom pijaminha gostoso.


Sabe aquele ditado que a gente atrai pelo o que é, eu penso que é como isso que funciona hoje em dia.


Se um lugar me soa sofisticado demais, dificilmente irei entrar porque sei que não tenho orçamento pra isso, o mesmo pode acontecer na hora de contratar um profissional.


Toda pessoa quer comprar de uma empresa e profissional que transmita confiança e credibilidade, e se formos jogar nos códigos da moda isso se traduziria em cores neutras e roupas clássicas, mas nem todos que se vestem dessa forma são de fatos confiáveis e tem credibilidade, uma prova disso é como se vestem os nossos políticos.


Ironias a parte, quero finalizar dizendo que cada um tem a sua individualidade e é isso que gera conexão com as pessoas, não queira seguir a manada, não se proponha a usar um kg de maquiagem por dia, unhas stilleto, cílios postiço, blazer, fazer carão e achar que vai causar impacto em todo mundo que não vai, se essas coisas fazem parte do seu estilo se joga, mas se não faz repense com carinho.


Cuidar da roupa que usa, sua imagem nada mais é que uma extensão de autocuidado.






bottom of page