A TENDÊNCIA DOPAMINÉRGICA
top of page

A TENDÊNCIA DOPAMINÉRGICA

Se você assim como eu é curiosa em relação ao nosso cérebro você já deve ter ouvido sobre a dopamina, o neurotransmissor que atua no sistema de recompensas dessa nossa cabecinha.


Em algumas outras matérias de moda, li que um novo comportamento tem surgido que é a moda dopamina, mas o que isso significa?


A gente sabe que as cores tem efeito psicológico no nosso cérebro, elas transmitem emoções e sensações que atuam no nosso sistema límbico, e com essa informação as pessoas tem usado mais cores no dia a dia para trazer mais "alegria", "disposição" e etc. De alguma forma trazer uma fuga para o nosso cérebro no momento caótico.


Mas será que isso ajuda mesmo?


Sinceramente não sei, eu ainda estou me encontrando no mundo das cores e tenho testado um colorido nas unhas, saindo do básico sabe e confesso que estou adorando olhar para minhas unhas azuis acinzentadas enquanto digito. É uma sensação muito gostosa e que me faz sair da minha zona de conforto.


Um dos outros questionamentos sobre as cores é que o preto nos coloca em uma zona de conforto. A gente não precisa pensar em combinações com a cor preta, porque já esta enraizado na nossa mente desde que a gente se entende por gente que o pretinho básico nos salva, preto combina com tudo (o que não é verdade)... fora as outras cores que consideramos neutras.


As cores carregam emoções, pode ter ali uma relação de amor e ódio e é muito pessoal. Mas saiba que elas vão te tirar da sua zona de conforto, vão trazer destaque e acho também que pode trazer uma sensação muito boa ao se olhar no espelho, mas isso é uma coisa que você precisa testar!


Mas voltando ao assunto da dopamina rs, se a cores pode ativar o nosso sistema de recompensas e gerar uma sensação mais gostosa ( e acho que isso vale pra quem curte um colorido), será que isso também não rola se a gente começar a pensar em se preparar no nosso dia a dia.


Digo que já tem várias pesquisas que comprovam que a nossa produtividade de pijama em casa trabalhando não é a mesma quando de fato a gente se arruma para trabalhar.


Sabe aquela sensação gostosa de colocar aquele vestido soltinho midi, um tênis mais statement de estampa de poá, uma bolsa transversal de paetê, make clean e um óclão (esse é o meu look must have) para ir almoçar em um restaurante bem gostoso com aquele solzinho quentinho, ahhh que delicia.


A gente tem uma pré disposição pra se arrumar para fazer algo legal, e se a gente começasse a dar estímulos ao nosso cérebro para ter a nossa rotina mais agradável? Já pensou nisso?


Eu comecei a pensar por esse lado e pra mim tem feito muito sentido, ainda que eu seja uma profissional que trabalha com a imagem eu confesso que muitas vezes não faz sentido a gente se arrumar tanto pra trabalhar em casa, afinal quem vai ver a gente mesmo. E aí ta o ponto central!


A gente precisa quebrar essa crença inconsciente de que precisa estar arrumada quando vai aparecer e começar a cultivar o autocuidado só pra gente, eu tenho certeza que você pensou que não se arruma para outros, mas inconsciente é isso que fazemos todos os dias, além de que o nosso cérebro adora uma zona de conforto, porque é mais fácil ficar de pijama o dia inteiro do que se preocupar em trocar de roupa, e a gente fica nesse mood se arrastando o dia todo e não entende o por que.


Entenda que não quero impor nada, mas te convidar a pensar nesse assunto e tomar um atitude mais racional e não somente confortável.


E aí o que você acha?





bottom of page